Mundo

Professora de Matemática usa peças de Lego para ajudar alunos

Se até os exercícios mais simples da Matemática podem gerar confusão nas crianças, o que fazer com as frações e as decomposições de números? Alycia Zimmerman, professora em Nova Iorque, encontrou uma solução simples e divertida.

Não, a Matemática não tem de ser aborrecida e um bicho de sete cabeças. E é possível aprender, brincando.

Uma professora de Matemática de Nova Iorque encontrou um modo de ensinar a sua disciplina, conseguindo cativar o interesse dos alunos e facilitar a aprendizagem.

A ideia foi usar peças de Lego para que as decomposições de números pudessem ser facilmente compreendidas por parte dos seus alunos da terceira classe.

A teoria deixou de ser apenas um número escrito num papel ou num quadro. E ganhou forma, dimensão.

“A única forma que encontrei para combater o receio dos alunos relativamente às frações foi dar-lhes várias oportunidades de realizar esses exercícios com objetos”, explica Alycia Zimmerman.

Assim, a aula contou com a componente diversão. Mas, acima de tudo, percebeu-se que a Matemática está em todo o lado e que até as crianças a procuram, para brincar. Curioso, não?

Veja algumas fotografias que mostram o método de ensino desta professora norte-americana que, de forma simples, mostrou como dividir uma unidade em diferentes partes: um quarto, um terço, metade.

Em destaque

Subir