Economia

Produção renovável abastece 60 por cento do consumo no primeiro semestre

A produção renovável de eletricidade abasteceu 60 por cento do consumo no primeiro semestre de 2018, repartida pela hidroelétrica (28 por cento), eólica (26 por cento), biomassa (5 por cento) e fotovoltaica (1,4 por cento), segundo os dados de produção e consumo da REN – Redes Energéticas Nacionais.

Por sua vez, o consumo de energia elétrica avançou 3,7 por cento no primeiro semestre para 2,9 por cento, fixando-se em 25.686 Gigawatts hora (GWh) face ao período homólogo.

Em junho, o consumo de energia registou uma queda homóloga de 2,2 por cento para 3.974 GWh, resultante do elevado consumo registado em junho do ano anterior, devido ao efeito das temperaturas acima da média então registada. Com correção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis regista-se uma subida de 0,2 por cento.

No mesmo mês, as condições hidrológicas favoráveis proporcionaram um índice de hidraulicidade de 1,58.

A produção eólica, por seu turno, sofreu condições negativas, com o índice de produtibilidade a registar 0,92.

Segundo os dados de produção e consumo da REN, o saldo de trocas com o estrangeiro voltou, em junho, a ser exportador, equivalendo a cerca de 12 por cento do consumo nacional.

Já no mercado de gás natural manteve-se no mesmo mês a tendência de redução do consumo, devido ao desempenho da produção renovável e à consequente retração no consumo de gás natural para a produção de energia elétrica, registando-se uma queda de 20 por cento, enquanto no segmento convencional a subida foi de 8,5 por cento.

No primeiro semestre, o consumo de gás natural caiu 8,1 por cento, face ao mesmo período do ano anterior, devido a uma contração de 31 por cento na utilização pelas centrais elétricas, parcialmente compensada por um crescimento de 4,9 por cento no segmento convencional.

Em destaque

Subir