Economia

Produção na construção subiu em outubro na zona euro

A produção no setor da construção subiu 0,3 por cento em outubro na zona euro e recuou 0,2 por cento na União Europeia (UE), face ao mês homólogo de 2018, segundo dados hoje publicados pelo Eurostat.

Na comparação em cadeia, a produção na construção recuou 1,0 por cento na zona euro e 1,2 por cento no conjunto da UE, revela o gabinete oficial de estatísticas da UE.

De acordo com o Eurostat, as maiores subidas homólogas foram registadas, em outubro, na Roménia (24,6 por cento), Hungria (20,5 por cento) e Bulgária (3,1 por cento), enquanto as quebras mais significativas tiveram lugar na Polónia (-4,1 por cento), na Eslovénia (-4,0 por cento), na Bélgica e no Reino Unido (ambos com -2,6 por cento).

Na variação em cadeia, a Eslovénia (5,1 por cento), a Suécia (4,1 por cento) e a Hungria (3,2 por cento) registaram os maiores avanços, enquanto Polónia (-5,7 por cento), Roménia (-3,4 por cento) e Alemanha (-2,8 por cento) tiveram os principais recuos.

Em Portugal, a produção na construção aumentou 2,0 por cento na comparação homóloga e progrediu 0,2 por cento face a setembro.

Em destaque

Subir