Economia

Produção na construção acelera para variação homóloga de 2,7 por cento em abril

A variação homóloga do índice de produção na construção acelerou para 2,7 por cento em abril, com o emprego a crescer 2,3 por cento e as remunerações a progredirem 4,8 por cento, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em março o índice de produção na Construção tinha registado uma taxa de variação homóloga de 2,4 por cento, enquanto os índices de emprego e de remunerações tinham crescido 1,7 por cento e 2,3 por cento, respetivamente.

Segundo o INE, em abril os dois segmentos que integram o índice de produção na construção tiveram “comportamentos distintos, embora ambos positivos”: O segmento da construção de edifícios acelerou 0,9 pontos percentuais, para uma variação homóloga de 2,9 por cento (contributo de 1,7 p.p. para o índice agregado), e o de engenharia civil abrandou 0,4 pontos percentuais, para uma taxa de variação homóloga de 2,5 por cento e um contributo de 1,0 p.p. para o índice total.

Em abril, o índice de emprego no setor da construção assinalou uma variação homóloga de 2,3 por cento (variação de 1,7 por cento em março) e uma variação mensal de 0,1 por cento (-0,5 por cento em abril de 2017).

Já o índice das remunerações efetivamente pagas registou uma taxa de variação homóloga de 4,8 por cento (2,3 por cento em março) e, face ao mês anterior, desceu 0,4 por cento (-2,7 por cento no mesmo período de ano anterior).

Em destaque

Subir