Economia

Produção industrial recua em maio em Portugal em contraciclo com zona euro

A produção industrial aumentou, em maio, 2,4 por cento na zona euro e na União Europeia (UE) face ao mesmo mês de 2017, com Portugal a registar o terceiro recuo homólogo e o segundo em cadeia, divulga o Eurostat.

Em maio, a produção industrial cresceu 2,4 por cento tanto na zona euro quanto na UE face ao mês homólogo, tendo o avanço sido de 1,3 por cento nos 19 países do euro e de 1,2 por cento nos 28 Estados-membros, na comparação com abril.

Face a maio de 2017, os maiores aumentos na produção industrial registaram-se na Polónia (7,8 por cento), na Irlanda (7,3 por cento) e na Eslovénia (5,9 por cento), enquanto as principais quebras foram observadas em Malta (-6,3 por cento), na Dinamarca (-3,3 por cento) e em Portugal (-2,6 por cento).

Já na variação em cadeia, os principais avanços assinalaram-se na Lituânia (11,6 por cento), na Suécia (3,4 por cento) e na Irlanda (3,2 por cento) e os recuos na Dinamarca (-2,8 por cento), em Portugal (-2,0 por cento), Estónia, Roménia e Reino Unido (-0,4 por cento cada).

Em destaque

Subir