Insólito

Procurador-geral dos EUA cita Bíblia para justificar separação de famílias imigrantes

O procurador-geral norte-americano, Jeff Sessions, citou a Bíblia na quarta-feira para defender a política de “tolerância zero” à entrada ilegal de imigrantes, que já separou centenas de pais e crianças na fronteira.

“Citaria o Apóstolo Paulo e o o seu claro e sábio mandamento, em Romanos:13, que diz que obedeçam às leis do Governo porque Deus as ordenou com o propósito da ordem”, disse Sessions numa conferência de imprensa sobre imigração, no estado do Indiana.

No mês passado, o procurador-geral anunciou um plano de “tolerância zero” para os imigrantes que atravessam a fronteira do México sem documentação.

“Estas ações tornaram-se necessárias devido ao aumento maciço de travessias ilegais nos últimos meses”, declarou, na altura, o antigo senador republicano do estado do Alabama, aludindo a números que apontam para um aumento de 55 por cento do número de detenções na fronteira em relação ao ano passado.

Desde então, 650 crianças foram separadas dos pais na fronteira com o México, indicaram os Serviços de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.

Jeff Sessions não foi, contudo, o único membro da Administração Trump a recorrer à Bíblia para justificar as duras políticas.

Na quinta-feira, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, defendeu que é “bíblico fazer cumprir a lei”.

“A separação de famílias ilegais estrangeiras é produto das mesmas lacunas que os democratas se recusam a fechar, e essas leis são as mesmas e têm estado nos livros há mais de uma década, e o Presidente está simplesmente a reforçá-las”, disse Sanders.

Em destaque

Subir