Nas Notícias

Procurado há 32 anos, corpo de alpinista é finalmente encontrado mais de 2600 metros de altitude

monte nevePatrice Hyvert, alpinista que estava desaparecido desde março de 1982, foi finalmente encontrado, no Monte Branco, nos Alpes. Um grupo de amigos deparou-se com o corpo, 32 anos depois, no glaciar de Talèfre. Então com 23 anos, Patrice fazia uma expedição ao Monte Branco, o mais alto ponto dos Alpes, mas ficou pelo caminho.

Era certo que Patrice Hyvert não teria sobrevivido, precisamente devido às baixas temperaturas no Monte Branco, mas o facto de o corpo nunca ter sido encontrado transformou o caso num mistério.

As buscas tinham sido interrompidas pouco tempo depois do alpinista ter desaparecido, devido às condições climatéricas adversas. Segundo a guarda de alta montanha de Chamonix, finalmente encerra-se o caso, com a descoberta do alpinista, que teria hoje, se fosse vivo, 55 anos.

Um grupo de alpinistas encontrou o colega na zona do glaciar de Talèfre, perto do refúgio de Couvercle, a 2687 metros de altitude, segundo informa a agência Lusa, que cita o diário Dauphine Libéré.

Patrice Hyvert pretendia chegar ao pico de Aiguille Verte, a 4122 metros de altitude, mas apenas conseguiu cumprir cerca de dois terços do percurso. Seguia sozinho, numa zona de grande dificuldade.

A descoberta do corpo de um alpinista no Monte Branco não é, no entanto, facto raro.

De acordo com a Lusa, estima-se que todos os anos cerca de 130 pessoas percam a vida a escalar a montanha, sendo que quando se dá o fenómeno de derretimento da neve surgem cadáveres de alpinistas que perderam as vidas a cumprir a sua paixão.

Em destaque

Subir