Mundo

Procura-se Kim Jong-Un: Onde anda o ‘líder supremo’ da Coreia?

coreia jong un 210Há mais de um mês que Kim Jong-Un não é visto em público. O ‘líder supremo’ faltou, hoje, ao aniversário do Partido dos Trabalhadores, cujo protocolo previa a visita ao mausoléu do pai e do avô de Jong-Un. E do ar caem panfletos que falam sobre a “ditadura” no país…

A Coreia do Norte continua órfã do ‘supremo líder’, que hoje falhou um dos mais importantes eventos públicos do país.

Kim Jong-Un, que não é visto em público desde 3 de setembro, não esteve presente nas cerimónias do 69.º aniversário do Partido dos Trabalhadores, a única força política autorizada na Coreia do Norte.

A própria agência estatal de notícias, a KCNA, não incluiu o nome do chefe de Estado na lista dos dirigentes políticos que cumpriram a habitual peregrinação anual ao mausoléu onde repousam os restos mortais do pai e do avô de Jong-Un, em Pyongyang.

A liderar as comemorações do aniversário do partido esteve Hwang Pyong-So, considerada a segunda figura do regime.

A ausência prolongada de Kim Jong-Un tem ajudado a viralizar os rumores sobre o estado de saúde do ‘líder supremo’, assim como sobre a preparação de eventuais mudanças no topo da hierarquia política.

A festa da Coreia do Norte foi aproveitada por ativistas da rival Coreia do Sul, que enviaram dez balões gigantes para distribuir 200 mil panfletos.

A mensagem dos ‘Fighters for a Free North Korea’ instava os norte-coreanos a revoltarem-se contra a “ditadura repressiva” de Jong-Un.

“Levantem-se contra a ditadura hereditária de Kim Jong-Un!”, referia uma das mensagens.

Em destaque

Subir