Mundo

Procura de transporte aéreo cresce seis por cento em 2019

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) espera que a procura de transporte aéreo cresça 6 por cento em 2019, apesar das incertezas na economia mundial, afirmou hoje o diretor-geral da organização, Alexandre de Juniac.

“Há claros sinais de que o crescimento se está a moderar em linha com a desaceleração da economia global, esperamos ainda um aumento da procura de 6 por cento mas as tensões comerciais, tarifas aduaneiras e o Brexit são dúvidas que planam sobre o setor”, sublinhou Juniac quando comentava os últimos dados da mensais da procura.

Estes dados referentes a novembro de 2018 e hoje divulgados traduzem um crescimento de 6,2 por cento da procura de transporte aéreo face ao mesmo mês de 2017, uma ligeira desaceleração face aos 6,3 por cento registados em outubro.

A capacidade, medida em assentos por quilómetros, cresceu em novembro 6,8 por cento, enquanto o fator de ocupação desceu 0,4 pontos percentuais para 80 por cento.

Por regiões, a Europa foi onde a procura mais aumentou, 9 por cento, ainda que a IATA sublinhe que não está claro que este ritmo se mantenha sustentado devido à incerteza na conjuntura económica do continente.

A Ásia-Pacífico foi a segunda em termos de crescimento homólogo (6 por cento), sustentada pelo forte aumento nos principais mercados da região, China (7,2 por cento) e Índia (13,3 por cento).

Na América Latina, a subida foi de 5,8 por cento, marcando uma aceleração de seis décimas face a outubro.

Em destaque

Subir