Nas Notícias

Procriação medicamente assistida: Debate adiado a pedido do PSD

gravidaA discussão da procriação medicamente assistida foi adiada para 19 de janeiro, a pedido do PSD. O tema sofre, assim, o segundo adiamento, com resistências do Bloco de Esquerda (que defende as barrigas de aluguer). O partido de Francisco Louçã acabou por ceder e permitir que a Assembleia da República aborde a questão depois de haver consenso no seio da bancada social-democrata.

O debate das barrigas de aluguer estava previsto para hoje, mas o PSD apresentou um pedido de adiamento, em virtude de diferenças de opinião que existem no grupo parlamentar social-democrata. O partido quer discutir o assunto internamente e só depois abordá-lo no Parlamento.

Esta temática da procriação medicamente assistida estava prevista inicialmente para o dia 5 de janeiro, mas foi marcada nova data, para a próxima semana (dia 12). Agora, o PSD apresenta o pedido para marcação de uma nova data: 19 de janeiro.

Recorde-se que a aprovação das barrigas de aluguer – proposta pelo Bloco de Esquerda, permitindo que os casais inférteis possam recorrer a mulheres que se predisponham a gerar o bebé – não estará sujeita a disciplina de voto, pelo que os deputados não têm de seguir orientações dos líderes parlamentares.

Em destaque

Subir