Insólito

Processou Google pelo carro do ‘Street View’ o ter apanhado a urinar

street_view_1Além de exigir que a foto seja retirada do serviço da gigante da Internet, o homem quer 10 mil euros porque afirma que todos gozam agora com ele. Francês foi apanhado pelo carro da Google, que o fotografou a urinar no quintal.

Mais uma vez a Google e as questões de privacidade. Agora, algo mais insólito, se assim lhe podemos chamar. O caso ocorreu em França. Há algum tempo atrás, o carro da Google que percorria a zona fotografou o homem a urinar no seu quintal. A imagem foi recolhida, gravada no sistema, e está agora disponível no famoso serviço da empresa norte-americana. O ‘Street View’ é um género de mapa em 3D que permite ao utilizador conhecer as ruas de todo o mundo a partir do seu computador. No tejadilho de um carro, a Google utiliza uma poderosa câmara 360º para fotografar tudo por onde passa, mesmo situações mais delicadas como é o caso.

O habitante da região de Maine-et-Loire queixa-se agora de violação de privacidade por parte da empresa norte-americana e vai mesmo levar o caso para os tribunais. Além de querer que a sua imagem seja retirada, o francês pretende ainda receber um valor na ordem dos 10 mil euros. A razão? Pelos vistos parece que na zona todos gozam com ele.

Nu na bagageira

Outro caso idêntico é notícia esta semana na Alemanha. Desta vez, um homem não estava a urinar mas o caso é ainda mais estranho. O alemão foi apanhado completamente nu dentro da mala do seu carro. O caso ganhou relevância na Internet e a Google decidiu mesmo apagar a imagem.

O ‘Google Street View’ tem sido, praticamente desde que foi lançado, em 2007, alvo de muita contestação por todo o mundo. São já inúmeras as histórias de pessoas que afirmam sentirem a sua privacidade violada com as imagens publicadas online. Na verdade a Google utiliza um sistema que distorce alguns pormenores das fotos, como caras ou matrículas de carros, mas para grande parte isso não chega.

À semelhança deste serviço, a gigante do maior motor de busca do mundo tem sido fortemente criticada esta semana devido precisamente a questões relacionada com a privacidade dos utilizadores. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir