Tecnologia

Processadores ARM vão equipar computadores com o Windows 10

Era um dos grandes objetivos da Microsoft com o Windows 10 – fazer com que os processadores que equipam a maioria dos smartphones pudessem também equipar computadores pessoais com o Windows.

Em parceria com a Qualcomm, a Microsoft está prestes a ter no mercado o Windows 10 em computadores portáteis com processadores de arquitetura ARM, os mesmos que equipam os principais smartphones da atualidade.

Foi durante a 5G Summit – uma conferência da Qualcomm, em Hong Kong, que a fabricante de processadores ARM anunciou a iminente chegada ao mercado de computadores com o Windows 10, sendo o Snapdragon 835 o primeiro processador ARM a entrar no mundo Windows.

A ideia da Microsoft passa por introduzir no mercado computadores portáteis com maior autonomia. Isso ficou vincado com as declarações de Pete Bernard – gerente do programa para parceiros Microsoft.

“Para ser franco, está realmente além das nossas expectativas “, afirmou Pete Bernard a propósito da autonomia das baterias. Nós estabelecemos um objetivo distante para nossos desenvolvedores e agora estamos além disso. Queremos o tipo de duração de bateria onde é possível usar o laptop o dia todo. Eu não ando com meu carregador. É essa duração que queremos.”

A ideia é bem clara e vai de encontro ao que se exige num computador portátil: autonomia de sobra para um dia de trabalho sem ter de andar atrelado a um carregador.

O desempenho também não foi esquecido. É verdade que os processadores ARM não apresentam o mesmo desempenho de um x64, mas isso não será problema para esta arquitetura.

A versão do Windows 10 que o Snapdragon 835 irá correr em computadores portáteis será uma versão emulada do Windows, fazendo com que o desempenho/autonomia se adeque a esta arquitetura.

Os primeiros exemplares deverão chegar em dezembro, bem a tempo do Natal, e é quase certo que teremos portáteis com autonomia a rondar as 15 horas.

Em destaque

Subir