Economia

Problemas nos Toyota: 6,5 milhões de carros têm de ir à oficina

ToyotaAirbagTests115

Tem um Toyota Camry, RAV4 ou Highlander? Há milhões com um defeito no sistema elétrico das janelas, o qual pode levar o carro a incendiar-se. É a segunda vez este ano que a marca japonesa é obrigada ao ‘recall’, com quase 6,5 milhões de veículos a serem chamados às oficinas.

Primeiro, foi a polémica com o defeito nos airbags; agora, o problema dos Toyota está no sistema elétrico que opera as janelas principais.

São cerca de 6,5 milhões de veículos dos modelos Camry, RAV4 e Highlander que estão em risco de incêndio, com a marca japonesa a proceder ao ‘recall’, notificando os proprietários para levarem os carros à oficina, onde serão reparados em cerca de 45 minutos.

O defeito no sistema elétrico das janelas, que poderá representar risco de incêndio, encontra-se em veículos fabricados entre janeiro de 2005 e junho de 2010 no Japão e, nos fabricados no exterior, entre agosto de 2005 e dezembro de 2010.

A falha encontra-se num produto que foi mal aplicado e que, entrando em contacto com o interruptor elétrico de alimentação, pode provocar um curto-circuito que aqueça e derreta o conjunto, provocando fumo ou até mesmo um incêndio.

Não houve acidentes provocados por este defeito, segundo a Toyota, mas nos EUA houve um condutor que sofreu queimaduras na mão e 11 casos em que o interruptor e a porta guarnição ficaram queimados.

A solução passa pela aplicação de um produto resistente ao calor, o que obrigou a marca japonesa ao ‘recall’ de 6,5 milhões de viaturas, 2,7 milhões dos quais só na América do Norte. Na Europa, estima-se que haja 1,2 milhões de viaturas afetadas.

A operação obrigou a empresa a criar provisões de 14,5 mil milhões de ienes, cerca de 107 milhões de euros.

Recorde-se que a Toyota teve de retirar do mercado quase 10 milhões de veículos devido às falhas nos sistemas de airbag, as quais estiveram ligadas a vários acidentes, alguns dos quais mortais.

Em destaque

Subir