Nas Notícias

Problemas no paraíso!

European flag in Karlskrona 2011

«Se há algo que eu detesto é o homem que tenta falar sobre os seus problemas quando eu quero falar sobre os meus.»
P.G. Wodhouse

O anúncio de que tinha sido encontrado um nome para Presidente da Comissão Europeia foi o último ato de uma série de acontecimentos, que uma vez mais expôs as fragilidades da União Europeia.

O Reino Unido desde de sempre se recusou a aceitar o nome de Jean Claude Juncker, e bateu-se até ao fim pela ideia de qualquer um menos juncker.David cameron Declarou, que esta decisão foi a pior possível e que o tempo se encarregar de provar que apesar de derrotado, o Reino Unido estava certo. Alguns consideram que esta derrota de Cameron nesta questão poderá ser a motivação que faltava para que os que querem que o Reino Unido deixe a União Europeia aumentem no país.

De um lado ou outro do Canal da mancha as posições ameaçam extremar-se, no continente a ideia do Reino Unido como estando com um pé fora e dentro da União Europeia ganha adeptos, enquanto simultaneamente cresce no Reino Unido a ideia de que não precisam da União Europeia e da confusão a ela associada.

Como se já não fossem suficientes as diferenças no seio da União Europeia, agora tem o «inimigo» dentro de casa.A presença de eurocéticos como deputados no Parlamento Europeu não augura uma legislatura tranquila.

{loadposition inline}E nem os vizinhos ajudam a acalmar as coisas, adiciona-se a questão ucraniana, o relacionamento com a Rússia e a instabilidade no norte de África e o cenário complicase mais um pouco.A crescente vaga de refugiados, oriundos dos países varridos pela primavera árabe, a tentarem entrar na europa coloca alguns membros da União Europeia sobre muita pressão.

As trocas de acusações mútuas de um lado de que alguns estados facilitam a entrada a entrada a esses ilegais, que depois rumam a outros estados membros,e do outro que os deixam sozinhos a lidar com o problema tem azedado as coisas .A isto juntam-se as críticas de organizações de defesa dos direitos do homem, que acusam a União Europeia de se estar a transformar numa fortaleza, um exemplo do « faz o que eu digo não faças o que eu faço.»

De uma coisa a união Europeia não pode ser acusada, de manter uma fachada de união e harmonia.Aliados e inimigos sabem exatamente com o que contar.

Em destaque

Subir