Economia

Privatização da TAP avança com aprovação em Conselho de Ministros

A privatização da TAP foi aprovada em Conselho de Ministros, hoje. O processo vai ser concretizado em duas fases: aumento de capital e venda de ações. Num comunicado, o Governo realça que a empresa continuará a ser uma “bandeira” para Portugal, sendo que essa ligação será mantida.

Esta cumprido mais um passo no sentido da privatização da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), processo aprovado em Conselho de Ministros, que leva a cabo “uma estratégia integrada de alienação”, medida que vai potenciar a “maximização do valor da TAP”.

A privatização decorrerá em duas fases distintas, que passam por operações de aumento de capital da TAP-SGPS e, paralelamente, por uma oferta pública de venda de ações.

De acordo com o Diário Económico, o Ministério da Economia está particularmente empenhado no processo, sendo que procura investidores na Alemanha e na Turquia, países que fazem parte da estratégia de privatização. Uma equipa do gabinete de Álvaro Santos Pereira vai promover a TAP e a ANA, naqueles destinos.

Recorde-se que a Turkish Airlines revelou interesse em investir na TAP. Por outro lado, responsáveis da alemã Lufthansa também mostraram abertura para apostar nesta empresa portuguesa. As empresas Flughafen München GmbH e Fraport estão, igualmente, interessadas em investir.

O Governo pretende que o processo de privatização da TAP e da ANA permita um encaixe de 1,5 mil milhões de euros.

Em destaque

Subir