Mundo

Prisões de Nova Iorque com menos de oito mil detidos pela primeira vez em 40 anos

As prisões de Nova Iorque, nos Estados Unidos, têm menos de oito mil presos pela primeira vez em 40 anos, disse hoje o autarca local, que reiterou a sua intenção de acabar com a “era dos encarceramentos em massa”.

O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, desde que chegou ao poder, tenta limitar o número de presos, reduzindo as detenções e optando por outro tipo de penas para os delitos menores, ao mesmo tempo que limita a aplicação da prisão preventiva.

“Durante anos existiu nesta cidade a crença popular que só se conseguia uma cidade mais segura com base nas detenções, mas essa crença estava errada”, disse o autarca de Nova Iorque.

Segundo dados oficiais, em dezembro as prisões de Nova Iorque tinham uma média de 7.959 presos por dia, 11 por cento a menos que um ano antes.

De Blasio disse hoje que em 2018 o Departamento da Polícia de Nova Iorque realizou 140 mil detenções a menos do que no ano em que iniciou o seu mandato, em 2014.

Ao mesmo tempo, a segurança da cidade continua a melhorar, com crimes em mínimos históricos e com o menor número de homicídios desde 1951.

O objetivo de Nova Iorque, que tem mais de 8,6 milhões de habitantes, é reduzir a população detida abaixo das 5.000 pessoas.

Em destaque

Subir