Desporto

Prisão para quatro árbitros chineses por corrupção no futebol

lu_jun_arbitroO árbitro chinês Lu Jun é um dos quatro juízes que foram foram condenados a penas de prisão, por viciação de resultados. subornos e corrupção, em jogos de futebol. Lu Jun, que apitou partidas dos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000 e do Campeonato do Mundo de 2002, vai cumprir cinco anos e meio de prisão, por aceitar subornos em oito partidas, que envolvem o Manchester United, entre outros clubes.

Chegou ao fim com pena pesada um processo que decorria na China, para apurar ilegalidades, subornos e viciação de resultados, em diversas partidas de futebol. Quatro juízes acabaram por ser condenados, com penas que variam entre os três e os sete anos de prisão.

Um dos quatro árbitros envolvidos nos crimes de corrupção no futebol chinês está Lu Jun, que tinha a alcunha de ‘apito de ouro’. Jun vai ter de cumprir cinco anos e meio de prisão e foi condenado ainda a uma multa de 98 mil euros, em virtude de viciação de resultados que ficou provada, em oito partidas.

O árbitro com pena mais pesada foi Huang Junjie, que cumprirá sete anos de prisão. confessou ter recebido dinheiro para manipular o resultado de uma partida de caráter particular Manchester United e o Shenzhen FC. Os ingleses, com milhares e milhares de adeptos na Ásia, costumam realizar, em todas as pré-épocas, jogos de preparação na China.

Wan Daxue foi condenado a seis anos e o árbitro Zhou Weixin a três. Zhou Weixin foi protagonista de um episódio, em 2004: era o juiz da partida em que uma das equipas (o Beijing Guon) abandonou o terreno, por suspeitar de que o resultado estava a ser viciado pelo árbitro.

O diretor do campeonato chinês, Lu Feng, também participava no esquema de subornos e acabou condenado, tal como alguns dirigentes. Foram pagos para participar nas manobras fraudulentas.

Desde 2009, decorre na China uma campanha de combate à corrupção no futebol chinês, que se disputa sob o espectro da mentira, com suspeitas de práticas ilegais, que envolvem dirigentes e árbitros. Esta condenação tenta limpar essa imagem e desencorajar às ilegalidades.

Mas acaba por ser a prova de que os jogos de futebol chineses foram disputados do lado de fora do relvado, com os árbitros a serem manipulados. A corrupção no futebol gerou um fenómeno de desinteresse na modalidade, com o afastamento dos patrocinadores e menos transmissões televisivas.

Em destaque

Subir