Nas Notícias

Prisão de Sócrates: Viagem para o Brasil alimentava perigo de fuga

jose socratesO Supremo Tribunal de Justiça deu razão ao argumento de perigo de fuga de José Sócrates, considerado “patético” pelo advogado de defesa. O ex-primeiro-ministro tinha uma viagem para o Brasil agendada para 2 de novembro, foi revelado durante a análise ao habeas corpus.

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) analisou hoje um pedido de habeas corpus para a libertação imediata de José Sócrates e admitiu que existia uma possibilidade de fuga.

Recorde-se que o argumento de perigo de fuga foi invocado pelo juiz de instrução que decretou a prisão preventiva do ex-primeiro-ministro, sendo apelidado pelo advogado de defesa como “patético” e “barbaramente injusto”.

João Silva Miguel, o juiz-relator, revelou que José Sócrates tinha agendado para dia 24 de novembro uma viagem ao Brasil, de cariz profissional, uma vez que era consultor da multinacional farmacêutica Octapharma para a América Latina.

O STJ, ao apreciar o pedido de habeas corpus, validou a decisão de Carlos Alexandre, o juiz de instrução que entendeu ser possível haver um cenário de risco de fuga, um dos argumentos utilizados para a aplicação da medida de coação mais gravosa: a prisão preventiva.

A viagem, segundo o juiz-relator, citado pelo Expresso, estava agendada para 24 de novembro, três dias após o momento da detenção do ex-primeiro-ministro, ainda no Aeroporto da Portela.

À saída da sessão, João Araújo, o advogado de José Sócrates, repetiu as declarações feitas há cerca de uma semana: o ex-primeiro-ministro regressou de Paris (França) para ser detido, horas após ter tomado conhecimento da probabilidade de tal acontecer.

Em destaque

Subir