Mundo

Primeiro tweet do Papa, na conta oficial @pontifex, é uma bênção e um agradecimento

papa ratzingerRendido ao poder das redes sociais, o Papa Bento XVI criou uma conta no Twitter, com o registo @pontifex, que caminha rapidamente para o primeiro milhão de seguidores. O primeiro tweet proveniente do Vaticano é uma bênção.

“Queridos amigos, estou contente por estar em contacto convosco pelo Twitter. Obrigado pela vossa resposta generosa. Eu vos abençoo a todos”, escreveu o Papa Bento XVI, na sua primeira comunicação através do microblog.

E o primeiro tweet do sumo pontífice foi escrito em Inglês, com palavras do próprio Papa, segundo assegura fonte do Vaticano. A conta oficial @pontifex cresce de forma muito rápida e não deverá tardar a chegar ao primeiro milhão de seguidores.

Segundo garante o Washington Post, a conta oficial do Papa no Twitter, criada há cerca de uma semana, é supervisionada pelo “conselho pontifício para a comunicação social”, o que significa que não será Bento XVI a lidar com esta nova ferramenta, da forma como os tradicionais utilizadores o fazem.

“Faça uma pergunta ao Papa” – Faiunadomandaalpappa – foi o primeiro hashtag [palavra que identifica o tema do Twitter] do Papa Bento XVI. Um estudo que foi publicado pelo Vatican Insider indica que a grande maioria dos seguidores do Papa quiseram estabelecer um diálogo, em vez de participar no ‘debate’.

E de acordo com o mesmo estudo existem muitas intervenções de caráter ofensivo, por parte de utilizadores do Twitter. Os gestores da conta de Ratzinger vão certamente fazer uma triagem e esse conteúdo pouco pertinente nem chegará aos ‘ouvidos’ do líder da Igreja Católica.

Certo é que a conta do Papa no Twitter vai estar sob ‘vigilância’ atenta e todas as intervenções do sumo pontífice gerarão uma notícia. Um ‘tweet’ de Bento XVI vai saltar para a imprensa.

Fica para a história o dia em que a Igreja se apresenta, de forma oficial, aparentemente rendida às novas ferramentas de comunicação pela Internet.

Em destaque

Subir