Tecnologia

Primeiro parque de estacionamento ecológico inaugurado em Lisboa

paineis_energia_1Painéis fotovoltaicos vão garantir mais de 20 por cento da energia e fornecer ainda suporte ao carregamento de carros elétricos, que terão à disposição um total de 32 postos, num dos pisos do edifício.

A Galp e a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento (EMEL) inauguraram esta terça-feira, em Lisboa, aquele que é o primeiro parque de estacionamento ecológico. O projeto foi implementado no parque Chão do Loureiro, em Lisboa, e tem um investimento de cerca de 145 mil euros.

No topo do edifício estão já instalados um total de 144 painéis fotovoltaicos que fornece 22 por cento das necessidades energéticas do parque. A principal novidade está no sexto piso, onde 32 postos de energia vão poder abastecer carros com esta fonte. Esta zona é aliás reservada a este tipo de veículos.

Nesta terça-feira, 29 de maio, curiosamente na data em que se assinalou o Dia Mundial da Energia, António de Almeida, presidente da EMEL, realçou a importância da poupança: “Vamos conseguir poupar cerca de 4.500 euros em energia anualmente”, sublinha.

O projeto de instalação dos painéis fotovoltaicos vai também permitir o fornecimento energético à iluminação, que será ainda suportada por um sistema de gestão de economia.

Em destaque

Subir