Nas Notícias

Primeiro-ministro felicita António Vitorino pela eleição para liderar OIM

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje o antigo comissário europeu António Vitorino pela sua eleição, por aclamação, para o cargo de diretor-geral da Organização Internacional das Migrações (OIM).

“Portugal continua a assumir as suas responsabilidades na gestão global das migrações com a eleição de António Vitorino para diretor-geral da OIM (Organização Internacional para as Migrações), que felicito calorosamente”, escreveu o líder do executivo português na rede social Twitter.

O candidato português a diretor-geral da Organização Internacional das Migrações, António Vitorino, passou as primeiras três rondas da votação de hoje e foi consagrado na quarta ronda.

Os 169 Estados-membros da Organização Internacional das Migrações (OIM) elegem hoje o novo diretor-geral do organismo que desde 2016 integra a estrutura multilateral da ONU.

A candidatura de Vitorino à liderança desta organização fundada no início da década de 1950. foi formalizada pelo Governo português em dezembro do ano passado.

A OIM foi integrada na estrutura multilateral da ONU a 25 de julho de 2016. Antes, a organização tinha recebido, em 1992, o estatuto de observador permanente na Assembleia-Geral da ONU e firmado um acordo de cooperação (1996).

Em destaque

Subir