Economia

Primeiro-ministro elogia a “trajetória de equilíbrio” que trouxe às “contas públicas de Portugal”

passos coelhoA estratégia que o Governo de Passos Coelho “está a ter sucesso”. Quem o diz é o próprio primeiro-ministro, que elogiou a “trajetória de equilíbrio” das contas públicas e uma economia “a desalavancar”. Para o ano, Portugal estará pronto para “regressar aos mercados”.

O primeiro-ministro, Passos Coelho, elogiou o desempenho do Governo português, num fórum empresarial que decorreu na Turquia. Perante os empresários turcos, o governante elogiou o “sucesso” da estratégia, simbolizado em seis aprovações pela troika, para salientar que a “trajetória de equilíbrio” das contas públicas permitirá a Portugal, no próximo ano, voltar a financiar-se nos mercados.

“Esta estratégia está a ter sucesso. Essa é a conclusão clara das seis avaliações do nosso programa de assistência feitas pelo Banco Central Europeu, pela Comissão Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional”, argumentou Passos Coelho, reforçando: “posso assegurar-vos que estamos muito otimistas quanto ao nosso principal objetivo para o próximo ano, que é regressar aos mercados”.

Na descrição feita aos turcos, “as contas públicas de Portugal estão agora controladas e numa trajetória de equilíbrio” e “a economia está a desalavancar”, pelo que o primeiro-ministro convida os empresários duma economia emergente a investir num país que continua “a consolidar as contas públicas, reduzindo o défice e a dívida”, mas que precisa de “realizar reformas estruturais destinadas a criar crescimento e emprego”.

Na visita oficial à Turquia, Passos Coelho fez-se acompanhar pelo ministro da Economia, Álvaro dos Santos Pereira, e por uma comitiva com cerca de 30 empresários portugueses.

Em destaque

Subir