Nas Notícias

Primeiro-ministro diz que mudança do Infarmed “estava decidida”

O primeiro-ministro garante que a decisão de transferir a sede do Infarmed de Lisboa para o Porto “já estava tomada” e nada tem que ver com o afastamento da Invicta para sede da Agência Europeia do Medicamento.

De resto, o chefe do Governo sublinha que esta decisão de mudar a sede da autoridade nacional do medicamento para o Porto era uma medida “integrada” na candidatura da cidade do Porto a sede da Agência Europeia do Medicamento, sendo até um “dos critérios para trazer para Portugal e, em concreto, para o Porto” a instituição.

“Seria uma sequência natural da vitória da EMA, seria a aproximação do Infarmed. Um dos critérios importantes era a sua proximidade entre a agência europeia e as agências nacionais”, salienta o primeiro-ministro que não esconde que a comunicação desta mudança, que tem causado polémica, podia ter sido feita “de outra forma”.

“Porventura a comunicação poderia ter sido de outra forma, mas a questão de fundo é: o Porto deve ou não ser o local onde deve ser instalado o Infarmed? Deve ser, eu acho que essa é opção de fundo”, revela, em declarações à Antena 1.

António Costa vê nesta mudança uma “visão integrada do país” e procura tranquilizar os trabalhadores do Infarmed.

“Eu encararia com tranquilidade quer porque a lei me protege relativamente aos meus direitos quanto à mobilidade quer porque tenho seguramente uma administração e um Governo que saberá dialogar para encontrar as melhores condições para que o Porto possa ter o Infarmed e eu possa ter boas condições no Infarmed ou noutro serviço para poder continuar a desempenhar a minha atividade”.

 

Em destaque

Subir