Motores

Primeira vitória de Hayden Paddon no WRC

PaddonArgentina6

Hayden Paddon consumou este domingo a sua primeira vitória no campeonato do mundo de ralis (WRC) ao impor-se no Rali da Argentina.

O neozelandês da Hyundai conseguiu suster os ataques do campeão do mundo Sebastien Ogier na terceira etapa da prova sul-americana.

Partindo para este derradeiro dia de rali com quase meio minuto de vantagem sobre Ogier, Paddon tinha tudo para garantir o seu primeiro triunfo no WRC.

A questão era saber se o ‘kiwi’ da Hyundai teria ‘cabeça fria’ suficiente para não cometer erros que comprometessem esta brilhante vitória.

Mas Hayden fê-lo com distinção, ainda que Ogier tenha conseguido recuperar muito terreno, impondo-se na mítica classificativa de Mina Clavero, onde foi 19 segundos mais rápido que o neozelandês ficando a somente 2,6 segundos do neozelandês antes da final Power Stage.

OgierArgentina3

Só que o piloto da Hyundai tinha ainda um ‘trunfo na manga’, jogando-o na derradeira especial, impondo-se por 11,2 segundos e acabando o rali com mais de 14 segundos de vantagem sobre o seu rival.

A segunda posição de Sebastien Ogier é menos surpreendente que o andamento evidenciado neste último dia, já que antes do abandono do seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala nunca se mostrou capaz de discutir a vitória.

O abandono de Latvala promoveu Andreas Mikkelsen à terceira posição, que o norueguês da Volkswagen não mais largou até final, sendo bastante consistente ao longo de toda a prova. Um triunfo numa das classificativas desta terceira etapa selou o último lugar do pódio.

Dani Sordo acaba num lógico quarto posto, já que à parte da super-especial do primeiro dia o espanhol da Hyundai nunca se mostrou capaz de acompanhar o andamento dos homens da frente.

Mads Ostberg conclui a prova argentina num quinto lugar que foi mais um desfecho resultado de uma exibição em que não arriscou nada e ganhou bastante, sendo mais uma vez o melhor representante dos Ford.

NeuvilleArgentina3

A falta de confiança evidenciada por Thierry Neuville acaba por explicar parte da sexta posição conseguida, embora o belga da Hyundai possa justificar-se com os problemas elétricos surgidos no seu i20 WRC no começo do rali.

Classificação final
1.º Hayden Paddon/Jonh Kennard (Hyundai) 3h40m52,9s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 14,3s
3.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Volkswagen) + 1m05,2s
4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 1m17,1s
5.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 4m56,7s
6.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Huyndai) + 4m32,8s
7.º Marcos Ligato/Ruben Garcia (Citroën) + 9m39,ss
8.º Henning Solberg/ilka Minor (Ford) + 10m16,0s
9.º Eric Camilli/Nicolas Klinger (Ford) + 9m00,3s

2Shares

Mais partilhadas da semana

Subir