Nas Notícias

Primárias do PS: Mais de 21.500 simpatizantes inscreveram-se pelo site

jorge coelho 210 Seguro e Costa disputam a liderança do PS perante mais de 21.500 simpatizantes. O número corresponde apenas aos que se inscreveram para as primárias através do site.

Jorge Coelho, da comissão eleitoral, lembra que ainda faltam contabilizar os inscritos através das estruturas do partido.

O próximo candidato do PS às legislativas, e quase por inerência o próximo secretário-geral socialista, vai ser decidido por mais de 21.500 simpatizantes do partido. Pelo menos é o número dos inscritos que se registaram através do site criado para o efeito.

Em declarações à Lusa, o presidente da comissão eleitoral para as primárias do PS, Jorge Coelho, confirmou que o número de inscritos pela via online “já supera os 20 mil”, mas a estes há que acrescentar ainda o número de simpatizantes que se dirigiram a uma estrutura do partido para se inscreverem pessoalmente.

As inscrições estão abertas desde 14 de julho e aceitam novos simpatizantes até 12 de setembro, mas o dia de hoje fica assinalado pela entrega dos processos de candidatura.

Quer António José Seguro, o atual secretário-geral do PS, quer António Costa, que preside à Câmara de Lisboa, fizeram chegar às mãos de Jorge Coelho os processos de formalização das candidaturas, que incluem as necessárias 1500 assinaturas.

O presidente da comissão eleitoral, que esteve vários minutos à conversa com os representantes de cada uma das candidaturas, insistiu que a entrega da documentação comprova que o PS soube “criar condições para que o processo se concretize dentro do maior rigor e transparência”.

“Na comissão eleitoral, podemos garantir ao PS e ao país, num momento em que este partido lança um processo inédito em Portugal, que tudo faremos para que as coisas corram bem e quero aqui referir que tudo está a decorrer com grande normalidade”, afirmou Jorge Coelho.

O ex-ministro socialista salientou ainda que, “do ponto de vista de inscrição de pessoas como simpatizantes do PS, o número 20 mil via online já foi ultrapassado. Para as que fizeram inscrição presencial nas estruturas do PS, começou agora o processo informático e já há uns milhares de inscrições”.

“Da parte dos portugueses está a haver uma grande participação neste processo”, congratulou-se o antigo ‘homem forte’ do aparelho socialista, garantindo que a comissão está “a criar condições para que se divulgue e mobilize ainda mais as pessoas”.

Amanhã, o PS vai emitir “um tempo de antena meramente informativo”, no qual “a questão central é a discussão política entre os diferentes protagonistas”, sendo que “o nível de conflitualidade entre as candidaturas é muito diminuto”, concluiu Jorge Coelho.

Em destaque

Subir