Economia

Previsões da Comissão Europeia apontam para incumprimento do défice

vitor_gasparDe acordo com as previsões de Primavera da Comissão Europeia, Portugal não vai conseguir cumprir as metas do défice, que no memorando de entendimento com a troika define 4,5 por cento do Produto Interno Bruto. Bruxelas estima que essas metas sejam ultrapassadas, em 2012 e em 2013, em resultado do desemprego e queda do consumo privado.

O boletim de Primavera da Comissão Europeia, divulgado hoje, aponta que Portugal deverá atingir um défice de 4,7 pontos percentuais, em 2012, o que está acima dos 4,5 por cento do PIB, inscritos no memorando de entendimento rubricado com a troika.

Numa antevisão de Bruxelas para o próximo ano, o défice deverá cifrar-se nos 3,1 por cento, mais 0,1 pontos do que o compromisso estabelecido por Portugal e que o atual Governo tenta cumprir.

Este cenário pessimista da Comissão Europeia resulta de uma análise ao cenário macroeconómico, que enfrenta “riscos negativos que estão a materializar-se”. Em causa está a queda do consumo privado e a deterioração do mercado de trabalho, que terão um custo para a economia portuguesa.

Portugal está assim dependente das exportações, mas a crise europeia não alarga horizontes. Assim, Bruxelas perspetiva que o Governo não seja capaz de atingir o défice de 4,3 por cento em 2012 e três por cento em 2013.

Nesta sexta-feira, durante o debate quinzenal, na Assembleia da República, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, contrariou esta perspetiva e reafirmou a convicção de que o Governo “vai cumprir as metas orçamentais”.

Em destaque

Subir