Nas Notícias

Previsão do tempo antecipa subida da temperatura nesta quarta-feira

Com o verão aí à porta as condições climatéricas mais se assemelham ao inverno, ainda que, nesta quarta-feira, as temperaturas devem começar a subir, segundo indica a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que antecipa alguma chuva em Portugal continental mas também nas ilhas da Madeira e dos Açores. No entanto, nos arquipélagos só deverá chover até ao final da manhã.

Nesta quarta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera antecipa “períodos de céu muito nublado”, com “aguaceiros fracos” mas com destaque para uma “subida de temperatura” na generalidade do território continental.

O meteorologista Bruno Café explica que o céu se vai apresentar “geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde”.

A chuva, que tem caído nos últimos dias, deverá cair, nesta quarta-feira, ainda que sob a forma de “aguaceiros fracos, em especial até meio da tarde”, de norte a sul do país.

Quanto ao vento irá soprar “fraco a moderado”.

O destaque maior das previsões do tempo vai para uma “pequena subida de temperatura, sendo em especial da máxima na região norte e interior centro”.

Se na grande Lisboa a subida será mais sentida no que toca à “temperatura mínima” que passará para os 15 graus, no grande Porto tanto a máxima como a mínima vão aumentar ligeiramente, chegando a mínima aos 15 e a máxima aos 19 graus.

Se na capital, a máxima será de 20 graus, em Faro os termómetros devem chegar aos 25 de máxima e 14 de mínima.

Madeira e Açores

Nos Açores são esperados “períodos de céu muito nublado com abertas” e “aguaceiros na madrugada”.

A Madeira terá uma “pequena subida da temperatura máxima”, com “períodos de céu muito nublado” e “aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até ao início da manhã”.

Estado do Mar

A costa ocidental deverá ter “ondas de noroeste com um a 1,5 metros” e com temperatura da água do mar a rondar os 15/16ºC.

Quanto à costa sul deve apresentar “ondas de sudoeste inferiores a um metro”, com a água do mar a ter uma temperatura a rondar os 16ºC.

Em destaque

Subir