Nas Notícias

Prevenar 13 e Rota Teq não influenciaram morte de bebé, justifica a PGR

vacinaA combinação da toma de duas vacinas, a Prevenar 13 e a Rota Teq, não teve qualquer influência na morte dum bebé de cinco meses, ocorrida em março. Apesar desta conclusão, avançada pela Procuradoria-Geral da República, os dois lotes continuam suspensos.

As vacinas Prevenar 13 e Rota Teq não tiveram qualquer influência na morte de um bébé de cinco meses, ocorrida em março. Dado que a criança tinha tomado as duas vacinas em dias anteriores, o Infarmed optou por suspender preventivamente os lotes em causa, enquanto decorria o inquérito aberto pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Ontem, em comunicado, a PGR desmentiu que a toma combinada dos dois fármacos tivesse qualquer influência no sucedido. “Perante a informação médico-legal não existiu, nem existe qualquer relação entre aquelas duas vacinas e o falecimento da criança”, refere a nota explicativa.

Ainda assim, os dois lotes continuam suspensos, com o Infarmed a aguardar pelas conclusões do processo da Agência Europeia do Medicamento sobre as vacinas.

Em destaque

Subir