Economia

Prestações da casa pagas ao banco praticamente inalteradas em junho

Os clientes com crédito à habitação indexado às taxas Euribor passaram a pagar este mês sensivelmente o mesmo valor de prestação ao banco, segundo cálculos feitos para a agência Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos.

De acordo com a simulação efetuada, um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1 por cento, passa a pagar este mês 464,08 euros, o que significa apenas mais 7 cêntimos face à última revisão da prestação, em dezembro.

No caso de um empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, o cliente passará a pagar 460,39 euros, mais 26 cêntimos do que pagava desde a última revisão, em março.

As taxas Euribor são o principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a compra de casa. A Euribor a seis meses é o mais usado, seguido da taxa a três meses.

Em maio, a média da taxa Euribor a seis meses foi de -0,270 por cento e a média da taxa a três meses de -0,325 por cento, em ambos os casos em terreno negativo mas ligeiramente menos do que no mês anterior.

Uma vez que as taxas Euribor têm variado pouco, as prestações bancárias têm-se mantido praticamente inalteradas.

O parlamento aprovou em maio o diploma que obriga os bancos a refletirem nos contratos do crédito à habitação os valores negativos das taxas Euribor, criando um crédito de juros do cliente bancário que será abatido quando os juros subirem e passarem a ter um valor positivo.

Este tema tem motivado posições de rejeição dos bancos.

Em destaque

Subir