Economia

Prestação do crédito à habitação subiu ligeiramente este mês

A prestação paga ao banco pelos clientes com crédito à habitação subiu ligeiramente no início deste mês, face ao valor das últimas revisões, segundo cálculos feitos para a agência Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos.

De acordo com a simulação efetuada, um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1 por cento, paga desde início deste mês 465,83 euros, o que significa mais 1,68 euros face à última revisão da prestação, em julho.

No caso de um empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, o cliente passará a pagar 461,80 euros, neste caso mais 1,80 euros do que o pago em outubro.

As taxas Euribor são o principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a compra de casa. A Euribor a seis meses é a mais usada, seguido da taxa a três meses.

Em dezembro, a média da taxa Euribor a seis meses foi de -0,244 por cento e a média da taxa a três meses de -0,316 por cento, em ambos os casos em terreno negativo.

Em destaque

Subir