Nas Notícias

Preso e sem-abrigo: A incrível história de Emmanuel Emenike

Emmanuel EmenikeEmmanuel Emenike joga hoje na melhor liga de futebol do mundo.

O nigeriano veste a camisola do West Ham mas é provável que a aventura em Inglaterra fique por aqui, já que o avançado está no clube de Londres por empréstimo do Fenerbahçe.

A época não tem corrido nada bem para Emenike, que apenas jogou 230 minutos pelo West Ham e ainda não conseguiu marcar qualquer golo.

Mas para Emenike, o grande objetivo da vida está longe de ser marcar muitos golos. Conseguir ter uma vida estável é certamente o que mais quer.

Tudo começou na década de 2000

“O meu pai queria que em me tornasse num homem de negócios. Sempre que eu ia jogar futebol ele discutia comigo”, afirma numa entrevista ao The Sun.

Para perseguir o sonho da bola, Emmanuel Emenike deixou a cidade de Lagos, na Nigéria, e viajou para a África do Sul.

Mas a mudança não correu como esperado e o jovem nigeriano acabaria por se tornar sem-abrigo. Durante muito tempo dormiu no chão de um restaurante em Joanesburgo, onde trabalhava para ganhar algum dinheiro.

Em 2007 as coisas começaram a mudar.

Nesse ano, Emenike juntou dinheiro e pagou para fazer um vídeo mostrando o seu talento. A ideia pegou e o jovem acabaria por assinar um contrato com os Mpumalanga Black Aces. Um ano depois mudou-se para o FC Cape Town, onde ganhava 34 dólares por mês. Isso mesmo, 34 dólares.

Em 2009 Emenike estreia-se na Europa, mais propriamente na segunda divisão da Turquia, por empréstimo do FC Cape Town. Ao serviço do Karabukspor marca 16 golos em 28 jogos, convencendo os responsáveis turcos a adquirirem o seu passe.

Mas as dificuldades não tinham acabado e em 2011 o nome de Emenike surge ligado a um enorme escândalo de resultados combinados na Turquia. O avançado nigeriano é acusado de ter inventado uma lesão para falhar um jogo e passa quatro dias na prisão:

“Aquelas quatro noites foram um pesadelo. Nunca cometi qualquer crime e fui tratado como um criminoso, só me davam pão e água. Aquela experiência fez-me olhar para a vida de forma diferente.”, lembra Emenike.

Emenike viria a ser ilibado das acusações mas não teve condições para se manter na Turquia naquele ano e rumou à Rússia, para representar o Spartak de Moscovo. Viria no entanto a regressar, em 2013, quando assinou pelo Fenerbahçe.

Mas a vida tornou a dar voltas.

Em 2015 o autocarro da formação turca foi atacado por terroristas quando se dirigia para o aeroporto: “Estava a falar ao telemóvel com o meu irmão quando ouvi os tiros. O motorista ficou ferido mas felizmente ninguém sofreu ferimentos graves. Aquele acontecimento trouxe-me más memórias. Quando era pequeno eu e a minha mãe tivemos um acidente terrível de carro, na Nigéria. Tivemos muita sorte em sobreviver”, recorda.

Emenike joga atualmente no West Ham, por empréstimo do Fenerbahçe e é internacional pela Nigéria. Só tem 28 anos mas uma história longa de vida para contar.

Histórias da Bola é uma rubrica PT Jornal onde são contadas as mais incríveis e fascinantes histórias do mundo do futebol. Veja outras aqui.

Em destaque

Subir