Mundo

Preso durante 17 anos pelo Sendero Luminoso foge numa mudança de turno

preso 17 anos Um peruano que viveu em cativeiro, quase 17 anos, aproveitou uma mudança de turno na vigilância para escapar. Roger Vargas foi levado para o Sendero Luminoso aos 6 meses de vida e só ao fim de quase 17 anos conseguiu fugir.

Roger Guevara Vargas, de 17 anos, conseguiu fugir ao cativeiro em que viveu durante quase 17 anos. O jovem peruano foi levado ainda bebé para um acampamento do Sendero Luminoso, com apenas 6 meses de vida, e só há poucos dias arranjou maneira de escapar, aproveitando uma mudança de turno na vigilância.

A história é contada pela agência Andina, que cita fontes do exército peruano. Terão sido os militaresdos serviços secretos a encontrar o jovem em fuga, numa zona do distrito de Kimbiri, na região de Cuzco. Vargas foi encaminhado para casa da mãe, María Vargas Figueroa, que tem 32 anos de idade e vive na cidade de Huancayo, nos Andes.

Segundo as fontes militares, o jovem alegou que estava cansado de suportar os abusos e injustiças do grupo, ao qual se juntou aos 6 meses de idade por intermédio de uma tia. Seria esta mulher, com o nome de código “Camarada Vilma”, a liderar o acampamento.

O Sendero Luminoso é um grupo de guerrilha que se tornou famoso pela violência com que combateu o Estado peruano: entre os anos 1980 e 2000, os atos deste grupo de influência maoísta terão feito quase 70 mil mortos e desaparecidos. Segundo as autoridades peruanas, o rapto de crianças era uma prática normal: os menores eram ‘doutrinados’ desde a infância a combater o Estado.

 

Em destaque

Subir