Mundo

Presidente italiano volta a convocar Conte para formar Governo

O Presidente da República de Itália, Sergio Mattarella, convocou hoje novamente Giuseppe Conte, um jurista sem experiência política proposto pelo Movimento 5 Estrelas (antissistema) e pela Liga (extrema-direita) para formar Governo.

Sergio Matarella receberá Giuseppe Conte no Palácio do Quirinal pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa), para, provavelmente, encarregar o jurista de formar um novo Governo, depois de o Movimento 5 Estrelas (M5S) e a Liga terem chegado hoje a acordo.

Mattarella vetou Paolo Savona, de 81 anos, para liderar o Ministério da Economia de um Governo de coligação M5S-Liga, devido às suas posições eurocéticas.

Depois disso, Giuseppe Conte renunciou à tarefa de formar um novo Governo, em Itália, como lhe tinha pedido o chefe de Estado, face às dificuldades encontradas para escolher o seu executivo.

Na segunda-feira, o Presidente da República italiano deu a responsabilidade a Carlo Cottarelli, um ex-quadro do Fundo Monetário Internacional (FMI), de procurar constituir um Governo neutral de tecnocratas para conduzir o país para eleições antecipadas.

Hoje, Cottarelli recuou, abrindo caminho ao Governo político do M5S/Liga.

“Já não é necessário formar um Governo de tecnocratas”, disse o antigo diretor do FMI aos jornalistas depois de se ter encontrado com o Presidente da República para renunciar, formalmente, ao cargo.

Os líderes do M5S e da Liga anunciaram hoje que foram reunidas “todas as condições” para formar um Governo de unidade nacional.

“Foram reunidas todas as condições para um governo político M5S/Liga”, anunciaram hoje Luigi di Maio e Matteo Salvini num comunicado divulgado pelo M5S.

Em destaque

Subir