Mundo

Presidente do México pede diálogo a Donald Trump sobre imigração

O Presidente mexicano, Andres Manuel Lopez Obrador, enviou hoje uma carta ao homólogo norte-americano para dialogarem sobre imigração, depois de Donald Trump ter anunciado a imposição de taxas alfandegárias contra o México.

“Não quero a confrontação (…) proponho que aprofundemos o diálogo, na procura de alternativas para o problema da imigração”, escreveu o chefe de Estado mexicano.

Lopez Obrador disse também que uma delegação mexicana se desloca hoje, a Washington.

Na quinta-feira, Trump anunciou que os Estados Unidos vão impor, a partir de 10 de junho, “taxas alfandegárias de 5 por cento sobre todos os bens provenientes do México”, enquanto imigrantes ilegais continuarem a atravessar a fronteira mexicana.

“As taxas alfandegárias vão aumentar progressivamente enquanto o problema da imigração clandestina não for resolvido. Nessa altura, as taxas alfandegárias serão levantadas”, explicou.

“Em 10 de junho, os Estados Unidos vão impor uma taxa alfandegária de 5 por cento a todos produtos que venham do México, até ao momento em que os migrantes ilegais que vêm do México para o nosso país parem”, anunciou Trump.

“A taxa vai aumentar gradualmente até que o problema da imigração ilegal registe melhorias, altura em que as taxas serão eliminadas”, acrescentou.

Numa declaração divulgada pela Casa Branca, o Presidente norte-americano definiu um calendário para o aumento gradual das taxas alfandegárias, caso o fluxo de migrantes ilegais, a partir do México, não pare.

“Se a crise [na fronteira] continuar, as taxas aumentarão 10 por cento em 01 de julho de 2019. Da mesma maneira, se o México não atuar para reduzir drasticamente ou eliminar o número de estrangeiros ilegais que atravessam o seu território em direção aos Estados Unidos, as taxas alfandegárias sofrerão um novo aumento de 15 por cento em 01 de agosto de 2019, de 20 por cento em 01 de setembro de 2019 e de 25 por cento em 01 de outubro de 2019”, indicou.

O Presidente norte-americano acrescentou que os agravamentos serão mantidos nos 25 por cento “a menos e até que o México trave substancialmente o fluxo ilegal de extrangeiros que chegam [aos Estados Unidos] através do seu território”.

Donald Trump assinalou que se a crise dos migrantes “for aliviada”, através de medidas efetivas por parte das autoridades mexicanas, as taxas alfandegárias serão eliminadas.

Em destaque

Subir