Nas Notícias

Presidente do Governo da Madeira de visita à África do Sul com cooperação na agenda

O presidente do Governo Regional da Madeira inicia hoje uma visita à África do Sul, repetindo alguns passos dados em anos anteriores com o intuito de manter a cooperação com a província do Free State.

Miguel Albuquerque estará, até domingo, a acompanhar, pelo terceiro ano, a Festa da Flor em Free State que terá o momento mais alto no sábado, dia 08 de dezembro, sendo aspiração manter o esquema de cooperação que se iniciou há três anos.

“A primeira razão é fazer uma visita à nossa comunidade algo que faço todos os anos e irei ter um encontro em Joanesburgo para o qual convidei todos os representantes das nossas instituições da Madeira e portugueses para um almoço”, disse.

A parceria entre os dois locais tem tido alguma resposta a nível da Universidade da Madeira que desde há dois anos tem alunos da província do Free State bem como na Escola Hoteleira, com um total de 100 jovens.

“A segunda razão é, obviamente, também reforçar os laços de cooperação com o governo da África do Sul e designadamente com o Free State”, afirmou.

A comitiva que acompanha Miguel Albuquerque inclui alguns empresários da área da construção civil e tecnológica, uma aposta em áreas que, reconhece, se têm revelado importantes.

“São empresários que têm acompanhado também uma cooperação bastante profícua e importante com a África do Sul”, diz Miguel Albuquerque.

A vice-reitora da Universidade da Madeira está englobada na comitiva “no sentido de reforçar a cooperação do ensino” e a ideia – enquanto estiver no cargo de presidente do governo – será a de estar presente “todos os anos para manter a atual dinâmica”.

Neste primeiro dia de visita, o almoço é reservado com a Academia do Bacalhau de Joanesburgo, neste caso uma das maiores.

Nos quatro dias de presença em solo sul-africano, Miguel Albuquerque terá encontros com a comunidade, com responsáveis da província de Free State para a qual a secretaria regional da Agricultura e Pescas mantém uma cooperação no sentido de ajudar a montar o espetáculo da Festa da Flor, uma cópia daquela que todos os anos acontece na Região Autónoma da Madeira.

Em destaque

Subir