TV

Presidente das Filipinas usa palavrões para ameaçar Estado Islâmico

Pedimos desculpa, mas as citações são fiéis ao que disse o Presidente das Filipinas. “Não vou tolerar esta merda”, garante Rodrigo Duterte, em resposta às crescentes ações do Estado Islâmico no sul do país: “Não me fodam com o ISIS”.

“Estou disposto a apostar [o futuro político] com a lei marcial. Vou pôr um fim na violência”, acrescenta o governante, num comentário sobre o cerco do Estado Islâmico à cidade de Marawi.

Não é todos os dias que um chefe de Estado é apanhado a usar palavrões e ainda mais raro é que o faça intencionalmente. Mas não provoquem o Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte.

O governante perdeu as estribeiras quando foi confrontado com os alegados abusos dos Direitos Humanos cometidos pelas forças do regime no controlo da rebelião promovida pelos extremistas.

“Não me importo de renunciar à Presidência e passar o resto da vida na prisão desde que seja para o bem do povo filipino”, contesta Rodrigo Duterte.

A ilha de Mindanao já se encontra sob lei marcial, na sequência das incursões do Daesh, e a região de Visayas será a próxima.

“Quando me perguntaram como iria responder ao terrorismo eu avisei que seria duro”, recorda o Presidente: “Vou tentar salvar quantos puder. Estou disposto a conversar, se eles quiserem a paz têm de baixar as armas e aí eu vou conversar sobre a paz”

Rodrigo Duterte aproveita ainda para classificar Barack Obama como “violador dos Direitos Humanos”, alegando que foram os EUA a boicotar a venda das armas que as Filipinas “precisam para derrotar os insurgentes”.

“Faltam-me cinco anos e não vou ficar para a História como o Presidente que nada fez contra a violência. Não vou tolerar esta merda”, conclui.

Em destaque

Subir