Mundo

Presidente da Roménia pede demissão da primeira-ministra

O Presidente da Roménia, Klaus Johannis, pediu hoje à primeira-ministra, Viorica Dancila, que se demita, afirmando que ela não tem competência para ocupar o cargo.

“A senhora Dancila não está à altura da função de primeiro-ministro da Roménia e, por isso, o Governo torna-se uma fonte de vulnerabilidade para a Roménia. É por essa razão que peço publicamente a demissão da senhora Dancila”, disse o Presidente numa curta declaração à imprensa.

Dancila, que em janeiro se tornou a primeira mulher a liderar um Governo romeno, apenas é responsável perante o parlamento, dominado pelo Partido Social-Democrata (PSD) no poder, única instituição com poder para decidir a sua demissão.

O Presidente, cujas relações com o Governo social-democrata são tensas, acusou a primeira-ministra de “preferir executar ordens do partido” e evocou um documento, adotado na semana passada pelo Governo, de avaliação da mudança da embaixada da Roménia em Israel de Telavive para Jerusalém.

Johannis defende que uma tal mudança contraria o Direito internacional, opondo-se à decisão e criticando o Governo por não o ter informado previamente dela.

Para o Presidente, a iniciativa do Governo é um “grande erro”.

Em destaque

Subir