Desporto

Presidente da Liga e a suspeita de corrupção: “É caso de polícia”, diz Mário Figueiredo

taca_portugal2Alegada tentativa de corrupção antes do Sporting-Marítimo mereceu um comentário do presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Mário Figueiredo, que considera tratar-se de “um caso de polícia”. O árbitro assistente José Cardinal terá recebido 2000 euros, a partir de uma instituição bancária da Madeira, mas Mário Figueiredo assume que não conhece o caso”.

De acordo com o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), a eventual tentativa de corrupção que está a ser investigada, após suspeitas de um suborno do árbitro da partida entre Sporting e Marítimo, no passado mês de dezembro, é “um caso de polícia” que não deve, por isso, merecer mais comentários.

“Trata-se de um caso de polícia. Nesse sentido, não irei comentar essa matéria. Não conheço o caso, a seu tempo poderei ver o que se passa para me pronunciar”, referiu Mário Figueiredo, em Coimbra, durante a apresentação da Taça da Liga.

Mário Figueiredo foi convidado a comentar uma notícia do Diário de Notícias, que revela uma investigação da Polícia Judiciária, sobre um possível caso de corrupção no futebol português. Uma denúncia foi apresentada pelo Sporting, nas vésperas do encontro com o Marítimo, a contar para a Taça de Portugal.

José Cardinal foi o árbitro assistente nomeado para o jogo. Na sua conta bancária, terão sido depositados 2000 euros, a partir de um banco com sede na Madeira. A Unidade Nacional para a Corrupção da PJ encontra-se agora a verificar o depósito suspeito.

A denúncia partiu do Sporting, que tornou pública uma denúncia anónima, onde se anexava uma cópia do talão de depósito bancário. Os dirigentes do clube de Alvalade contactaram a Federação Portuguesa de Futebol, o que suscitou uma reunião entre Fernando Gomes, líder federativo, e Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem.

José Cardinal foi substituído do jogo entre Sporting e Marítimo, medida que foi justiicada, na altura, por “motivos pessoais”. A partida entre as duas equipas, relativa aos quartos de final da Taça, terminou com vitória da equipa de Alvalade (3-0).

A investigação prossegue, sendo que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional reserva, para o futuro, eventuais comentários. Mário Figueiredo assume que possui pouca informação sobre este caso de alegada corrupção.

Em destaque

Subir