Nas Notícias

Presidente da distrital do PSD de Leiria demite-se por discordar da lista às legislativas

O presidente da Comissão Política Distrital (CPD) do PSD de Leiria demitiu-se hoje deste cargo e de vogal da Comissão Política Nacional por discordar da lista às eleições legislativas, confirmou Rui Rocha à agência Lusa.

A notícia foi avançada hoje pelo Jornal de Leiria e confirmada por Rui Rocha à agência Lusa.

A decisão foi comunicada numa reunião da comissão permanente, na quarta-feira à noite, aos militantes de Leiria e, hoje, Rui Rocha informou o secretário-geral do PSD da sua saída.

Segundo explicou à Lusa, a demissão é consequência do processo de elaboração de listas de candidatos à Assembleia da República nas eleições legislativas de 06 de outubro.

“Entendo que o processo não foi bem conduzido e que foi uma desconsideração para com o PSD de Leiria, sendo que o resultado final da lista não representa a proposta da Comissão Política Distrital de Leiria”, adiantou.

Rui Rocha considerou que a lista aprovada deixa o PSD “bastante condicionado” pelas duas propostas nacionais: Margarida Balseiro Lopes, presidente da JSD, e Pedro Roque, secretário-geral dos Trabalhadores Sociais-Democratas.

“Se aceito que a cabeça de lista, Margarida Balseiro Lopes, que é até do nosso distrito, pudesse ser uma exceção positiva, porque o presidente entendeu indicar todos os cabeças de lista, já não concordo com a outra exceção, que considero ser um ponto negativo. Não tenho nada contra a pessoa, mas é uma desconsideração pelo distrito”, reforçou Rui Rocha, referindo-se a Pedro Roque, número três da lista.

O social-democrata lamentou que “Leiria seja o único distrito que tem mais do que uma indicação nacional”, com o “único ‘paraquedista’, palavra dita pelo secretário-geral do PSD”.

Esta lista “condiciona sobretudo a margem da CPD para organizar uma lista que seria relevante para garantir as melhores condições para ganhar as eleições legislativas no distrito”.

Tendo em conta o último sufrágio, Rui Rocha recordou que o PSD elegeu cinco deputados por Leiria.

“Se considerarmos que nesta lista dois são nacionais, então há uma representação de 40 por cento da sua responsabilidade. Seria mais razoável que em círculos onde se elege um maior número de deputados pudessem ter mais pessoas indicadas pela nacional”.

Rui Rocha acredita que o impacto em Leiria irá gerar “desequilíbrio” e até levou à saída de “pessoas importantes”. Sem querer pessoalizar, o presidente admitiu que uma delas foi o atual deputado Pedro Pimpão.

“Esta lista não é favorável ao distrito. É uma desconsideração grave por tudo o que o PSD Leiria tem feito pelo PSD nacional, independentemente de quem é o seu líder. Quando me candidatei à distrital, em 2017, anunciei que não seria candidato a deputado. Sempre estive neste processo de forma despretensiosa e há questões que não estou disponível para prescindir delas”, rematou.

Em destaque

Subir