Mundo

Presidente angolano diz que em 11 meses foi feito “mais do que era esperado”

O Presidente de Angola, João Lourenço, disse hoje, em Berlim, que nos 11 meses que leva em funções foi feito “mais do que era esperado”, balanço feito precisamente quando passa um ano desde que que foi eleito.

A posição foi assumida pelo chefe de Estado angolano, em declarações aos jornalistas no final da visita oficial de dois dias que João Lourenço realizou à Alemanha.

“Em 11 meses não é possível fazer-se o que deve ser feito num mandato de cinco anos”, disse.

Ainda assim, João Lourenço considera que, “modéstia à parte”, neste período “muito foi feito”. E acrescentou: “pode-se mesmo dizer que mais do que era esperado, um conjunto de medidas corajosas que uma boa parte das pessoas pensava não ser possível fazer-se neste período inicial de arranque de mandato”.

A 23 de Agosto de 2017 o MPLA venceu as eleições em Angola e João Lourenço foi nomeado presidente, sucedendo a José Eduardo dos Santos, mas só tomou posse no final de setembro.

O MPLA venceu com 61,07 por cento dos votos, menos 10,8 pontos percentuais que nas eleições de 2012.

“Talvez esperassem que acontecesse no terceiro ano de mandato, mas felizmente consegui fazer com sucesso nestes primeiros onze meses”, assumiu João Lourenço.

Em destaque

Subir