Nas Notícias

Presidenciais: Clube dos Pensadores recebe Edgar Silva

Joaquim_Jorge_CdP_900x450Candidato presidencial Edgar Silva é o convidado do próximo debate do Clube dos Pensadores, no dia 29 de dezembro, terça-feira, às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova Gaia.

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, convidou Edgar Silva para mais um debate do movimento.

Depois de ter recebido os candidatos presidenciais Sampaio da Nóvoa, Henrique Neto, Maria de Belém e Paulo Morais, o movimento cívico anuncia agora Edgar Silva, candidato que tem o apoio do PCP para as eleições presidenciais do dia 24 de janeiro.

A campanha eleitoral para a Presidência da República realiza-se entre 10 e 22 de janeiro de 2016. Por outro lado, os dias 1 e 9 estão reservados para debates televisivos entre sete candidatos à Presidência da República: Marcelo Rebelo de Sousa, Maria de Belém, Sampaio da Nóvoa, Marisa Matias, Edgar Silva, Paulo Morais e Henrique Neto.

Deste modo, o CdP, apesar da época festiva, aproveitou para receber Edgar Silva. Já não há muito tempo e espaço, para receber Marcelo Rebelo de Sousa e Marisa Matias do BE.

As ideias de Edgar Silva vêm no seguimento do que o PCP sempre defendeu ao longo destes anos: a Constituição da República Portuguesa; aprofundar o regime democrático; defesa dos direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores; defesa dos direitos sociais; promoção do crescimento económico e do desenvolvimento; luta contra a exclusão social e erradicação da pobreza.

Edgar Silva defende um outro rumo e outra política, capazes de responder os problemas de Portugal – sabe de antemão que o Presidente da República não governa, mas quer um chefe de Estado mais interventivo.

Um problema, nesta eleição presidencial, é a pulverização do voto à esquerda. O PCP tem o candidato Edgar Silva, o BE a candidata Marisa Matias e o PS na sua área de influência têm dois candidatos: Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém. Henrique Neto também provém desta área política.

Marcelo Rebelo de Sousa é um candidato muito forte que une votos no PSD e CDS e pode, eventualmente, ir buscar votos à esquerda, podendo ser eleito, logo, à primeira volta.

“O Clube dos Pensadores, como espaço de reflexão, reivindica o valor de debater e conversar. Propõe um diálogo aberto, tendo como filosofia: a liberdade, a informação, a  análise, a tolerância, a democracia e o respeito pelo outro. Será uma oportunidade para Edgar Silva  tomar a palavra e divulgar as suas ideias”, enfatiza Joaquim Jorge, que vai moderar mais este debate.

Em destaque

Subir