Mundo

Presidência brasileira diz que vídeo partilhado por Bolsonaro viola “valores familiares”

A Presidência da República do Brasil emitiu hoje um comunicado sobre o polémico vídeo publicado na rede social Twitter pelo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmando que as imagens em causa violam os “valores familiares e as tradições culturais”.

“A respeito da publicação realizada na conta pessoal do Presidente da República, convém esclarecer que no vídeo (…) há cenas que escandalizaram, não só o próprio Presidente, bem como grande parte da sociedade. (As imagens) São um crime, tipificado na legislação brasileira, que violam os valores familiares e as tradições culturais do carnaval”, declarou o Palácio do Planalto no comunicado.

A nota diz ainda que “não houve intenção de criticar o carnaval de forma genérica, mas sim caracterizar uma distorção clara do espírito carnavalesco, que simboliza a descontração, a ironia, a crítica saudável e a criatividade da nossa maior e mais democrática festa popular”, concluiu.

Jair Bolsonaro, publicou hoje um vídeo com imagens de cariz sexual, com o qual critica o público que participou do Carnaval.

“Não me sinto confortável mostrando isso, mas temos que expor a verdade (sobre o Carnaval) para que a população tenha conhecimento e decida suas prioridades”, escreveu Jair Bolsonaro, na legenda do vídeo que publicou na sua conta no Twitter.

Bolsonaro, alvo de críticas satíricas no Carnaval, provocou uma intensa controvérsia no Brasil por publicar este vídeo, de caráter obsceno e não adequado para todos os públicos.

“Muitos desfiles de rua do Carnaval brasileiro tornaram-se o que você vê”, continuou o Presidente brasileiro na legenda do vídeo, que agora aparece com restrição para os utilizadores.

O autor do vídeo não é conhecido, mas informações do jornal Folha de S.Paulo indicam que as imagens terão sido recolhidas num bloco de rua da cidade de São Paulo, na segunda-feira.

Bolsonaro declarou-se um fervoroso defensor da família tradicional brasileira durante a sua campanha eleitoral e tem forte relações, conhecidas publicamente, com as igrejas evangélicas.

As imagens, interpretadas como uma crítica à festa favorita dos brasileiros, foram visadas por vários utilizadores, que passaram a utilizar a hashtag “Impeachment Bolsonaro” (“Destituição de Bolsonaro”) que está a liderar os tópicos mais comentados do Twitter na manhã de hoje.

Bolsonaro chegou a pedir no Twitter que os seus seguidores explicassem o que significa a expressão “golden shower”, uma prática sexual que se reflete no mesmo vídeo.

Em destaque

Subir