TV

Preservativos dão vida a retrato do Papa Bento XVI

A nova polémica nos EUA envolve um retrato do Papa Bento XVI. Como se não bastasse o quadro ter sido feito com 17 mil preservativos, um museu anunciou que vai expor o ‘Eggs Benedit’, adquirido por um defensor dos direitos dos homossexuais. Os católicos estão a espumar de raiva.

A controvérsia religiosa faz parte da cultura dos EUA. Agora, há um novo capítulo nesta longa história.

Em causa está um retrato de Bento XVI feito com o recurso a 17 mil preservativos, idealizado quando o então Papa, em 2009, acusou este meio de contracepção de facilitar a epidemia de de sida em África.

Esse quadro, intitulado ‘Eggs Benedit’, foi agora adquirido por Joseph Pabst, um advogado de Milwaukee conhecido pela defesa das causas ligadas aos homossexuais.

Pabst não hesitou em pagar 25 mil dólares para doar o polémico retrato, criado por Niki Johnson para contestar a opinião da Igreja Católica sobre os meios contraceptivos e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a um museu da cidade, que já anunciou uma exposição para breve.

Segundo uma fonte do museu, que o jornal Sentinel cita sem identificar, o objetivo não é ridicularizar o Papa Emérito nem desrespeitar a comunidade católica, mas forçar uma discussão sobre a sida e as doenças sexualmente transmissíveis.

Admitindo que a obra “traz controvérsia”, o diretor do museu, Dan Keegan, salientou que a intenção do artista ao executar a obra era “abrir uma discussão pública sobre” a epidemia de sida em África.

A iniciativa está a ser um sucesso: o museu já vendeu um número recorde de bilhetes só nos primeiros dez dias após o anúncio de que iria expor o quadro.

Mas a comunidade católica de Milwaukee está a espumar de raiva com o mesmo anúncio. “É um insulto”, resumiu o arcebispo Jerome Listecki.

“O retrato é um ataque intencional à nossa tradição e aos ensinamentos da Igreja, além de ser também um golpe publicitário para o artista”, complementou um membro da comunidade citado pelo Sentinel, realçando que vários sócios (católicos) do museu já avisaram que não voltam a pagar quotas.

A decisão de expor o ‘Eggs Benedit’, a partir de novembro, já custou um patrocínio ao museu, que se encontra fechado para obras de remodelação.

Em destaque

Subir