Nas Notícias

Prendas do Facebook: nova fraude nesta rede social

facebook1Os ciberdelinquentes estão a criar novas fraudes, usando como chamariz falsas prendas, baseadas na imagem do Facebook, e cujo objetivo é conseguir os dados privados dos internautas.

A Bitdefender localizou um novo ataque no Facebook, com a finalidade de conseguir os dados privados dos utilizadores desta rede social.

O primeiro ataque prometia oferecer uma camisola com o logotipo do Facebook às 100 mil primeiras pessoas que se juntassem ao grupo criado para promover esta prenda na rede social.

Para conseguir a camisola, o utilizador terá que clicar “Gosto” em várias páginas. Para além do mais, no último passo pedia-se a sua morada para poder receber a camisola, de maneira que este dado ia parar às mãos dos ciberdelinquentes.

Uma vez completados os passos, o muro do utilizador encher-se-á de mensagens enviadas a seu nome como: “muda o novo perfil do Facebook”, “junta um coração ao teu perfil”, entre outras, todas elas promovendo aplicações que, obviamente, são falsas e cujo objetivo é, igualmente, ficar com os dados do utilizador.

Num segundo ataque, o chamariz é a oferta de uma caneca com o logotipo do Facebook. Neste caso, a mensagem original é publicada usando a funcionalidade do Facebook que permite publicar mensagens através de um e-mail.

No caso de seguir o link incluído na mensagem, o utilizador é levado a uma página falsa que imita a rede social e na qual se pede a sua direção de correio eletrónico do Facebook. Desta maneira, os utilizadores poderão publicar mensagens em seu nome no seu muro, para distribuir ainda mais esta ameaça ou outras similares ou, até, mais perigosas.

“Este último ataque deveria levar o Facebook a repensar a segurança em torno à publicação de mensagens via e-mail. O problema está em saber quantas pessoas terão sido afetadas por esta ameaça ou outras similares quando esta medida de segurança chegar”, comenta Catalin Cosoi, responsável do Laboratório de Ameaças Online da Bitdefender.

Os utilizadores que desejem contar com uma maior proteção no Facebook podem utilizar a ferramenta gratuita de proteção para rede sociais Bitdefender Safego.

Em destaque

Subir