Nas Notícias

Prémios Green Project Awards 2011 entregues a projetos inovadores

green_project_awards2011Os projetos ‘Consumo Consciente, Respeita o Ambiente’, ‘CorkSorb’, e ‘BioCombus’ são os vencedores da quarta edição dos Green Project Awards, uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Quercus e GCI.

Os galardoados foram conhecidos ontem, na Culturgest, numa cerimónia presidida por Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

O projeto ‘Consumo Consciente, Respeita o Ambiente’, da Eurest Portugal, venceu a categoria de ‘Campanha de Comunicação’. O objetivo desta campanha é incentivar a luta contra o desperdício de alimentos, aliada a uma ação social.

A campanha visa consciencializar os consumidores Eurest para a importância de reduzir os desperdícios no dia a dia, de forma a garantir a sustentabilidade do nosso planeta, com a redução não só no uso de recursos naturais como também da quantidade de resíduos produzidos.

O projeto ‘CorkSorb’, da Amorim Isolamentos, SA, ganhou a categoria ‘Produto ou Serviço’. Este projeto foi concebido para lidar com todo o tipo de derrames de óleos e hidrocarbonetos e maximizar a sua capacidade de absorção.

Os produtos foram lançados com a descrição Sustainable Absorbents por serem produzidos a partir de cortiça, um material sustentável, e por conseguirem associar a um excelente desempenho técnico na absorção de derrames, soluções eficazes na redução dos impactes ambientais normalmente associados a esta tarefa.

Na categoria de ‘Investigação & Desenvolvimento’, o prémio foi atribuído ao projeto ‘BioCombus’ da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O projeto visa o desenvolvimento e implementação de uma linha industrial de produção de biomassa a partir dos resíduos e efluentes da produção de azeite (bagaço e águas russas), constituindo-se num sistema integrado de tratamento e valorização dos resíduos e efluentes dos setores oleícola e alguns resíduos do setor da cortiça.

O desenvolvimento é feito por investigadores da UTAD em cooperação com a Cooperativa Agrícola de Olivicultores de Murça e permitirá a otimização do processo produtivo em várias vertentes.

A implementação desta linha de produção será uma contribuição muito importante na resolução do problema ambiental associado aos resíduos dos lagares de azeite e pó de cortiça.

Em destaque

Subir