Cultura

Prémio Literário D. Dinis: Maria Teresa Horta não o quer receber das mãos de Passos Coelho

maria teresa hortaA escritora Maria Teresa Horta foi homenageada com o Prémio Literário D. Dinis pelo seu romance “As Luzes de Leonor”. Não aceita, contudo, que este prémio lhe seja entregue pelo primeiro-ministro.

De acordo com a agência Lusa, a escritora disse que se sente honrada com este prémio literário e que, como tal, o aceita, mas recusa-se a recebê-lo das mãos do primeiro-ministro, Pedro Passos coelho, porque o considera “uma pessoa empenhada em destruir o país”.

Maria Teresa Horta assume-se uma mulher de esquerda, que, por coerência, sempre lutou “pela liberdade e pelos direitos dos trabalhadores”. Considera que a pobreza em que o país está a entrar é comparável à que se vivia nas décadas de 1940 e 1950, sendo Passos Coelho e o seu Governo os grandes responsáveis.

“O primeiro-ministro está determinado a destruir tudo aquilo que conquistámos com o 25 de Abril [de 1974] e as grandes vítimas têm sido até agora os trabalhadores, os assalariados, a juventude que ele manda emigrar calmamente, como se isso fosse natural”, acrescenta.

A Fundação Casa de Mateus, que institui o prémio, limita-se a informar no seu site que em breve será agendada a sessão solene de entrega do mesmo.

Em destaque

Subir