Apresentações/Novidades

Prejuízos na Volkswagen, ao fim de 15 anos e um escândalo das emissões

VolkswagenAcusada215

O futuro está cada vez mais enevoado para a Volkswagen: sim, é uma ironia por causa do escândalo das emissões. Pela primeira vez em 15 anos, o gigante alemão teve prejuízos. Depois dos 3230 milhões de euros de lucro em 2014, as perdas são de 3480 milhões em 2015.

São contas que reportam ao terceiro trimestre de cada ano (3230 milhões em 2014 e prejuízos de 3480 milhões em 2015) e que incluem, no caso deste ano, a provisão de 6,7 mil milhões de euros que a empresa constituiu para lidar com o escândalo das emissões.

Nunca, nos últimos 15 anos, um trimestre correra tão mal ao gigante alemão.

O mais irónico é que, apesar dos números serem negativos, a Volkswagen até vendeu bem no período em causa: aliás, as vendas até subiram 5,3 por cento face ao mesmo trimestre de 2014, com a marca a encaixar mais 51.490 milhões de euros.

Recorde-se que o escândalo em torno da manipulação de emissões provocou a queda do presidente executivo do grupo, Martin Winterkorn, e à suspensão de dez gestores de topo.

O novo presidente executivo, Matthias Müller, já admitiu publicamente que a Volkswagen poderá ter de ‘investir’ ainda mais no controlo de danos na reputação, não estando fechada a porta a descontos acentuados em certos modelos mediante a troca de um outro veículo da marca.

Em destaque

Subir