Mundo

Pregos que crucificaram Jesus encontrados em Jerusalém, garante cineasta

Simcha Jacobovici, o produtor da série “Segredos da Cristandade”, afirma ter encontrado num túmulo em Jerusalém dois dos pregos utilizados na crucificação de Jesus.

Os detalhes da descoberta do realizador canadiano estão documentados no filme de Jacobovici, “The Nails of the Cross” (Os pregos da Cruz), onde o realizador procura, através de especialistas e documentos, provar que os pregos encontrados têm mais de dois mil anos e foram mesmo usados na crucificação de Jesus. Esta afirmação tem valido duras criticas que o acusam de ter criado um golpe publicitário para o seu novo filme.

“O que estamos a anunciar ao mundo é o melhor argumento arqueológico jamais feito de que dois dos pregos da crucificação foram encontrados”, disse o realizador à agência Reuters. “Se eu tenho 100% de certeza de que são? Isso eu não tenho”, explicou.

A Autoridade de Antiguidades de Israel, que supervisionou a escavação do túmulo, duvida da descoberta dizendo que é prática comum muitos investigadores alegarem encontrar ossadas e objetos do tempo de Jesus Cristo. “Não há dúvida de que Simcha Jacobovici criou um filme muito interessante com um verdadeiro achado arqueológico”, afirmou um porta-voz da Autoridade. “Mas a interpretação apresentada não tem base em achados arqueológicos ou de investigação”, acrescentou a mesma fonte.

O documentário chega aos cinemas dos Estados Unidos no dia 20 de abril mas em Portugal ainda não estão previstas estreias.

Em destaque

Subir