Economia

Preços na produção industrial sobem 1,5 por cento em março em termos homólogos

O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) subiu 1,5 por cento em março face ao mesmo mês de 2018 e manteve-se face a fevereiro, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o agrupamento de energia, que registou uma subida homóloga de 4,5 por cento, contra 0,9 por cento em fevereiro, deu o contributo mais expressivo para a variação do índice agregado.

O IPPI em fevereiro tinha aumentado 0,8 por cento face ao mesmo mês de 2018 e caído 0,7 por cento em relação ao mês anterior.

O INE sublinha que, excluindo o agrupamento de energia, o IPPI aumentou em termos homólogos 0,8 por cento em março, a mesma variação registada no mês anterior.

O agrupamento das indústrias transformadoras registou uma subida homóloga de 1,9 por cento em março, contra 1,0 por cento em fevereiro.

Em termos mensais, o IPPI apresentou uma variação nula em março, tal como já tinha sido em fevereiro.

Em termos homólogos, no primeiro trimestre de 2019, os preços na produção industrial aumentaram 1,1 por cento, contra 3,0 por cento no trimestre anterior (últimos três meses de 2018).

Os agrupamentos de bens intermédios e energia aumentaram em termos homólogos nos primeiros três meses deste ano, respetivamente, 1,4 por cento e 2,0 por cento, contra 2,5 por cento e 10,1 por cento no último trimestre de 2018.

Em destaque

Subir