Economia

Preços na produção industrial em junho com maior aumento dos últimos 12 meses

Os preços na produção industrial tiveram em junho o maior crescimento dos últimos 12 meses, aumentando 4 por cento face a junho de 2017, acima do aumento homólogo de 3,2 por cento em maio, revelou hoje o Instituto de Nacional de Estatística (INE).

O índice da produção industrial divulgado pelo INE, e que é elaborado com base no inquérito aos preços na produção de produtos industriais, teria tido em junho um aumento menor, de 1,8 por cento, se excluído o agrupamento de energia.

Este índice do agrupamento de energia aumentou 12,4 por cento em junho, face ao mesmo mês do ano passado, e acima do aumento homólogo de 9,8 por cento em maio, dando assim o contributo mais significativo para o crescimento homólogo do índice total de 4 por cento.

A secção das indústrias transformadoras registou um aumento de 3,8 por cento em junho, também acima da subida de 3 por cento em maio, segundo o INE.

A variação trimestral homóloga, no segundo trimestre deste ano, representou uma subida de 2,9 por cento, contra 1,3 por cento no trimestre anterior.

A variação mensal dos preços na produção industrial foi de 0,6 por cento em junho, quando em igual mês de 2017 tinha caído 0,2.

Em destaque

Subir